Saiba como utilizar o FGTS para comprar a casa própria

Conquistar o sonho d casa própria é o objetivo de muitas famílias, o problema é que para financiar um imóvel é preciso alguns processos burocráticos, como por exemplo, uma boa entrada para fidelizar a compra. Quem não está preparado para arcar com este custo, ainda pode ter uma chance de comprar o seu imóvel utilizando o seu FGTS. Quer entender como?

Quando o trabalhador está regido pela CLT, ou seja, está exercendo determinado cargo através da carteira de trabalho assinada ele passa a ter alguns direitos. Um destes direitos é o FGTS. Para quem não sabe, o FGTS funciona como uma conta inacessível, que pode ser liberada em algumas situações. Quem foi demitido sem apresentação de justa causa, pode retirar o valor, mas em algumas situações especiais isto também pode acontecer.

Existem duas formas de você conseguir comprar o seu imóvel utilizando o FGTS como entrada. A primeira delas é o Minha Casa Minha Vida. O programa é gerenciado pela Caixa Econômica e facilita as condições de financiamento para a compra de imóveis.

O programa ofertas taxas e juros acessíveis, dando também oportunidade de subsídio. O financiamento se divide em algumas categorias que dependem da renda família de cada pessoa. Por isso, vale a pena conferir as oportunidades do Minha Casa Minha Vida 2020 para você.

Uma outra opção é utilizar o seu FGTS como entrada no Feirão da Caixa. Este evento também é gerenciado pela Caixa Econômica Federal e o objetivo principal é promover a venda de imóveis para famílias de baixa renda. As opções de compras são variadas e você pode conseguir o seu imóvel popular em diversas áreas. A expectativa é que a próxima versão possua ainda mais oportunidades.

O evento é voltado para auxiliar este público, mas qualquer pessoa pode participar e visualizar as ofertas. Diferente do cadastro Minha Casa Minha Vida, que só pode ser realizado por quem preenche requisitos socioeconômicos. O feirão acontece periodicamente e também aceita o valor do FGTS como entrada.

Como mencionado, o FGTS só pode ser acessado em algumas situações, mas como os programas mencionados são gerenciados pela Caixa Econômica. Para isso, você deve antes consultar o seu saldo do FGTS.

Depois de consultar o valor, você pode escolher a forma de investir o seu dinheiro. É preciso reunir toda a sua documentação e se dirigir até a sua agência da Caixa para solicitar o benefício e financiar o seu imóvel.