Conheça programas que oferecem bolsas do estudo sem precisar do ENEM

Pensar no seu futuro é coisa séria, portanto, é necessário avaliar todas as suas opções antes das matrículas começarem. Você sabia que existem algumas formas de começar um curso sem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Conheça a seguir quais são estas inciativas e como conseguir bolsas de estudo sem precisa do Enem.

Quero Bolsa

O Exame Nacional do Ensino Médio acabou padronizando a forma de ingresso em instituições tanto da rede pública quanto a particular. Mas em alguns casos, para quem não participou do exame, é possível acessa outras alternativas para começar um curso de qualidade.

Uma destas propostas que dispensam a pontuação do Enem, é a inciativa do Quero Bolsa. A proposta é que muitos estudantes consigam ingressar no ensino superior recebendo descontos nas mensalidades de seu curso.

Vale lembrar que, além da modalidade presencial, a inciativa também disponibiliza o Quero Bolsa EAD, ofertando diversas formações de qualidade para quem quer optar pelo ensino à distância.

bolsa de estudos Quero Bolsa vale até o final do curso e para achar a sua oportunidade, você deverá acessar o site oficial e verificar as vagas disponíveis para a sua região.

Educa Mais Brasil

Uma proposta semelhante a do Quero Bolsa, é a do Educa Mais Brasil. O objetivo também é auxiliar que jovens e adultos garantam a sua formação de qualidade em instituições particulares de ensino.

Para ser um aluno beneficiado pelo programa e receber até 70% de desconto no curso de sua escolha, é necessário comprovar renda baixa e se inscrever online em um das faculdades parceiras do Educa Mais Brasil.

Os interessados devem acessar o site da inciativa durante o período de matrícula, geralmente aberto no primeiro e no segundo semestre do ano, e escolher a bolsa que mais condiz com a sua situação financeira.

Muitos alunos já conquistaram o seu diploma com o auxílio do Educa Mais Brasil, e você pode ser o próximo!

Vestibular Próprio

Algumas universidades públicas não aderiram ou aderiram somente de forma parcial à avaliação do Enem, por isso, uma alternativa para quem quer ingressar em um curso superior é a realização do vestibular próprio.

Este tipo de exame independe de avaliações exteriores e é administrada pela própria universidade, incluindo datas, inscrições e taxas de seleção.

Verifique as instituições públicas da sua região e se informe sobre quais delas dispõem do vestibular independente e quando começam as inscrições. Não perca esta oportunidade!